sábado, 20 de outubro de 2007

Na Guatemala vivem matando-se


Na Guatemala, sim; lá é que as pessoas sabem conviver, chama-se a isto "assassínios" democraticamente assistidos, ou será a democracia que está a ser assassinada? Estas notícias fazem-me pensar que nem a democracia está a salvo quando vigora a violência, o crime (organizado) e a impunidade. E que ainda há muita pobreza...E que provavelmente não há Deus que chegue para isto tudo...É este o estado do mundo e as utopias acabaram há muito.


Guatemala: 4.213 pessoas assassinadas entre Janeiro e Setembro deste ano

19 de Outubro de 2007, 23:22

Guatemala, 19 Out (Lusa) - Quatro mil duzentas e treze pessoas, entre as quais 429 mulheres e 253 menores de idade, foram assassinadas entre Janeiro e Setembro, denunciou hoje a Comissão da Mulher do parlamento guatemalteco.

As autoridades atribuem o aumento dos assassínios e da violência em geral a bandos juvenis, conhecidos por "maras", ao narcotráfico e aos grupos de crime organizado.

O relatório, apresentado pela presidente desta Comissão, Nineth Montenegro, do partido Encontro pela Guatemala, assinala que estes valores são superiores aos registados durante o mesmo período do ano passado.

Entre Janeiro e Setembro de 2006, morreram de forma violenta 3.648 homens, enquanto que no mesmo período deste ano se registaram mais 136 casos, num total de 3.784 mortes.

As mortes violentas de mulheres também aumentaram durante o mesmo período: nos primeiros nove meses de 2006, ocorreram 344 assassinatos e no mesmo período deste ano verificaram-se 429, ou seja, mais 85 casos.

Montenegro manifestou a sua preocupação pelo aumento de mortes entre crianças e jovens, mais 272 que em 2006.

Os dados do relatório, segundo a deputada, "fazem questionar a capacidade das instituições do Estado responsáveis por garantir a segurança da população e, particularmente, de sectores vulneráveis".

Acrescentou que a impunidade continua a ser um elemento promotor da violência, já que no caso das mulheres assassinadas este ano os tribunais apenas condenaram quatro vezes.

BZC.

Lusa/Fim

1 comentário:

Anónimo disse...

http://markonzo.edu http://blog.tellurideskiresort.com/members/aciphex-side-effects.aspx http://blog.bakililar.az/prilosecs/ sffd refueling http://blog.tellurideskiresort.com/members/buy-codeine-online.aspx http://www.ecometro.com/Community/members/buy-hydrocodone.aspx http://blog.bakililar.az/flagyl/ idaho http://profiles.friendster.com/premarin#moreabout