quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Os malefícios da internet e a negligência das entidades competentes

Aveiro

Escola frequentada por jovens que planeavam suicídio em grupo está a funcionar normalmente
A escola EB 2,3 do Búzio, em Vale de Cambra, frequentada por alguns jovens que alegadamente estariam a ser incentivados por um site da Internet a automutilar-se até à morte, está hoje a funcionar normalmente



Apesar da aparente normalidade da situação na escola os colegas e professores daqueles alunos, contactados pela Lusa, escusaram-se a pronunciar-se sobre o caso.
Fonte do Conselho executivo da escola disse, no entanto, á Lusa que, durante a manhã, será divulgado um comunicado sobre a ocorrência.
A PSP de Aveiro anunciou terça-feira que teve conhecimento de que um grupo de menores, na casa dos 14 anos, residentes num concelho a Norte do distrito de Aveiro, foi supostamente incentivado, pelo conteúdo de um site da Internet, a praticar automutilação.
Segundo a PSP a tentativa terá acontecido parcialmente, em concreto pelo menos com um dos menores do grupo, e os objectivos finais passariam por um suicídio colectivo.
A PSP comunicou os referidos factos aos responsáveis pelos menores e às demais autoridades. Segundo notícias publicadas na imprensa de hoje, os jovens frequentavam na Internet o Orkut, uma rede social semelhante ao Hi5, ao MySpace ou ao Facebook.
Segundo o jornal Público, o jovem que alegadamente terá praticado automutilação parcial tem 14 anos e reside em Macinhata, Vale de Cambra.
Refere que o caso está já a ser acompanhado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e pelo Ministério Público.
O Público apurou que o jovem terá confidenciado, a uma amiga de Gaia, que se sentia deprimido e que estaria mesmo a pensar suicidar-se, juntamente com um outro jovem. A colega terá contado à mãe, que por sua vez, comunicou o caso à PSP de Aveiro.
O caso apanhou toda a comunidade local de surpresa, incluindo os professores da Escola Básica 2,3 de Búzio, em Vale de Cambra.

(jornal Sol)

Sem comentários: