terça-feira, 4 de setembro de 2007

Aí estão os futuros atletas chineses...Parabéns!

Sonhos olímpicos, pesadelos reais...

Esta foto publicada no jornal O Público, tocou-me particularmente, pela "violência", pelo desrespeito dos direitos das crianças, enfim, porque também tenho um filho e gosto de vê-lo feliz. Tratam-se de crianças chinesas a treinar na Universidade de Desportos de Xangai , com o objectivo de um dia chegarem aos Jogos Olímpicos. Os meninos que aparecem nesta foto têm que ficar suspensos na barra durante cinco minutos. Esta universidade ou fábrica de atletas, onde o lema deve ser "o sucesso a qualquer preço", vangloria-se de criar atletas de alto rendimento, embora não divulgue os métodos e estratégias utilizadas. Obrigar crianças de 5 ou 6 anos a um esforço supremo, onde a brutalidade, o esforço e o sofrimento são obrigatoriamente substituídos pelos brinquedos, levou-me a ver alguns atletas e o próprio desporto com outros olhos.

Foto: Nir Elias/Reuters (07-08-2007)

Não é novidade para ninguém que a China desrespeita a liberdade, a democracia e os próprios direitos humanos. Mesmo assim parece-me mais lamentável a passividade do mundo Ocidental, que é cúmplice de todo o tipo de atrocidades praticadas naquele país. Os progressos ao nível dos direitos humanos que a China se comprometeu a rever e a defender como contrapartida proposta pelo Comité Olímpico continuam a ser uma miragem, no entanto eles vão realizar os Jogos Olímpicos.

Na verdade o desporto já não é o que era. Sem nos apercebermos, os ideais de competição saudável e de algum nacionalismo, foram substituídos por interesses políticos e macroeconómicos, em que vale tudo para subir ao pódio ...

No próximo ano, quando estiverem sentados no sofá ou na esplanada a ver os ditos jogos lembrem-se desta imagem. Lembrem-se de muitas infâncias roubadas em nome da vã glória de uma medalha e do hastear de uma bandeira. Imaginem os muitos trabalhadores que foram explorados ou "escravizados" na construção dos estádios e infra-estuturas , galácticas, onde se realizarão as Olimpíadas.


(do blogue "Sergivs Aeminiensis")

Sem comentários: